terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Noruega é o primeiro país a acabar com as transmissões de rádio em FM

Se você adora o seu radinho FM para ouvir músicas, notícias ou o jogo de futebol do domingo à tarde, saiba que ele pode não durar mais tanto tempo assim. Segundo informou a Reuters, a Noruega está desligando todas as transmissões feitas por meio de Frequência Modulada no país com as rádios passando a utilizar apenas tecnologia digital.

Apesar de a medida indicar um passo rumo à modernização das tecnologias de transmissão de áudio, muita gente não gostou da ideia no país escandinavo. Segundo uma pesquisa realizada por um jornal local, 66% das pessoas são contra essa medida. Um dos maiores problemas é a grande quantidade de veículos que não possui suporte para captar o sinal digital, chamado DAB (Digital Audio Broadcasting). Cerca de 2 milhões de carros não terão mais como captar o áudio de rádios sem uma troca ou adaptação de seus dispositivos.
A medida, porém, não é nenhuma novidade: foi aprovada pelo parlamento norueguês em 2011. O projeto afirma que é um gasto desnecessário manter um sistema de FM e um digital funcionando paralelamente em um país de apenas 5 milhões de habitantes. A decisão – feita a favor da tecnologia mais moderna – fará com que todas as estações deixem de transmitir em Frequência Modulada a partir da semana que vem e todas devem estar usando o DAB até o fim de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TOP 4

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...